top of page
icone pesquisa 2.png

Cientistas

Pesquisadores de diferentes áreas e instituições que estudam a cânabis e seus impactos científicos, sociais e ambientais

planta.png

Cecilia Hedin-Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology.

Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É neurocientista com experiência em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos temas neurogênese, oligodendrogênese, desenvolvimento de circuitos neurais e desenvolvimento do córtex cerebral.

Exerceu a função de vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no triênio 2009-2011 e de Presidente da entidade (2011-2014). Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.

celilia hedin pereira pb.jpg

Renato Filev

Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica, doutor em Neurociências ambos pela Universidade Federal de São Paulo, pós doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da mesma instituição.

 

Pesquisador colaborador do CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Conselheiro no Conselho Estadual de Política de Drogas de São Paulo – CONED. Membro da SBNeC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Cultive – Associação Cannabis e Saúde.

 

Coordenador Científico da PBPD - Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Pesquisador colaborador  da Canapse - Canabinologia Pesquisas e Serviços.

renato filev 3.jpg

Ingrid Trancoso

Graduação em Engenharia Agronômica e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

 

Atualmente cursa o Doutorado no Programa de Produção Vegetal pela UENF na linha de ecofisiologia vegetal de Produtos Naturais.

 

Desenvolve pesquisas com plantas medicinais com objetivo de avaliar a influência do manejo e do ambiente na produção de metabólitos secundários.

Ingrid-Trancoso-1 PB.jpg

Janaina Rubio Gonçalves

Bacharel em Ciências Biológicas - ênfase em Biotecnologia. Desenvolveu práticas e projetos na área de Fitoterapia e cultura de tecidos vegetais in vitro.

 

Realizou intercâmbio na Universidad de La Rioja (Espanha) em Ingeniería Técnica Agrícola en Hortofruticultura y Jardinería durante a graduação. Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP-EPM.

 

Realiza pesquisas na área de uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na perspectiva da Redução de Danos, além de estudos em relação ao uso terapêutico da maconha.

 

Atualmente pesquisadora colaboradora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas/CEBRID. Membro da Cultive – Associação Cannabis e Saúde.

Janaina_Rubio_Gonçalves_2.jpg

João Ricardo Lacerda
de Menezes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996).

Pós-Doutoramento no Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School (2003-05). Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Principais interesses são: neurogenese pós-natal, migração celular, gap junctions, desenvolvimento do córtex cerebral, neuroembriologia, neuroplasticidade e política sobre drogas.

joao-3.jpg

Sidarta Ribeiro

Professor Titular de Neurociências e Vice-Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional, neuroeducação, psicodélicos e política de drogas.

Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia (conceito Capes 6), Bioinformática (conceito Capes 5) e Neurociências (conceito Capes 4). Exerceu no triênio 2009-2011 a função de secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). De 2011-2015 foi coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences. Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School), que em 2014 recebeu o prêmio inaugural Exemplifying the Mission of the International Mind, Brain and Education Society. Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat).

Membro desde 2015 do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, e seu Coordenador Científico desde 2018. Editor associado dos periódicos PLoS One, Frontiers in Integrative Neuroscience e Frontiers In Psychology - Language Sciences. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

Eleito em 2017 para o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Natal (COMUD) e para a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como terceiro-secretário. Posiciona-se contra os cortes nos recursos para a C&T.

sidarta ribeiro 4.jpg

Jackeline Barbosa

Médica, Mestrado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2003), Doutorado em Clínica Médica, Área de Concentração - Neurologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

 

Membro da Câmara Técnica de Fitoterapia do CREMERJ. Especializações em Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos e em Medicina da Família e da Comunidade.

 

Membro do Conselho de Administração da Herbarium Laboratório Botânico e Diretora Associada da Heel do Brasil. 

JACKELINE BARBOSA 2.jpeg
bottom of page